
“Os fiéis católicos da Caxemira rezam incessantemente pela paz na região. Rezam em igrejas e casas. E marcham pelas ruas ao lado de outras pessoas de boa vontade, carregando tochas acesas para fazer brilhar a luz de Deus e a chama da reconciliação e da paz”, disse Dom Ivan Pereira, da diocese indiana de Jammu-Srinagar, em entrevista à Agência Fides.
A pequena comunidade católica (cerca de 9.000 fiéis numa população de 13 milhões) leva a sua mensagem de paz ao único estado indiano de maioria muçulmana, o estado de Jammu e Caxemira, onde, em 22 de abril, um grave ataque foi perpetrado por grupos extremistas paquistaneses, matando 26 turistas indianos. O ataque provocou uma crise política entre a Índia e o Paquistão, países vizinhos que lutam pela região da Caxemira desde 1947, quando entraram em guerra três vezes.
“Estamos a viver um momento de tensão e medo que afeta toda a população”, disse o bispo à Agência Fides. “Sabemos que há violações do cessar-fogo na área da fronteira. E, de acordo com relatos generalizados, a polícia indiana destruiu várias casas pertencentes a militantes e terroristas. Este não é um momento fácil para nós aqui, e muitos estão a reviver o pesadelo do conflito”, disse ele, expressando a sua preocupação.
“O massacre”, continuou o bispo, “chocou-nos verdadeiramente. Foi um ataque grave e covarde à santidade da vida, perpetrado contra pessoas inocentes que estavam a aproveitar as suas férias. Foi terrível. Estamos convencidos de que a justiça deve ser feita e acreditamos que o governo trabalhará ainda mais para desmantelar as organizações terroristas.”
Monsenhor Pereira condena “a tentativa daqueles que querem desestabilizar a situação e as relações entre a Índia e o Paquistão” e relembra a missão da comunidade católica no estado do noroeste da Índia: “Trazer paz, harmonia, fraternidade e promover a dignidade de cada ser humano, independentemente de cultura ou religião.”
As diversas denominações cristãs também estão ativamente envolvidas, particularmente por meio das escolas que existem na Índia há mais de um século e que acolhem 99% de alunos muçulmanos. Fundado em 1893, o Instituto Católico da Igreja da Sagrada Família em Srinagar é uma das cerca de 40 escolas católicas do estado que continuam a oferecer uma educação inspirada nos valores cristãos e a promover a fraternidade e a harmonia social.
“A nossa comunidade”, concluiu Dom Pereira, “celebra este jubileu de esperança, depositando a sua esperança na obra de Deus. Hoje, portanto, neste momento verdadeiramente especial, sentimo-nos em plena comunhão com a Igreja universal, que está a rezar e a eleger o novo sucessor de Pedro por meio da obra dos cardeais. Nesta região conturbada, somos e sentimo-nos parte da única Igreja. Esta comunhão espiritual dá-nos a força para seguir em frente.”
(PA)


