Peregrinação Missionária 2023

FAMÍLIA BOA NOVA EM FÁTIMA

 

Cada ano a família Boa Nova se junta em Fátima no terceiro fim-de-semana de Junho para agradecer, pedir e comprometer com a Missão da Igreja sob a proteção de Nossa Senhora. Este ano fizemo-lo motivados pelo dinamismo que nos vem das JMJ que nos convidam a “subir apressadamente”  como fez Maria. Na sessão missionária no salão Paulo VI, na tarde do dia 17, um grupo de adolescentes da Escola Secundária de Cucujães fez-nos reviver, através duma bela encenação, tempos e valores que fizeram a história dos seus pais e avós, e que ficam no seu imaginário como uma referência que não convém esquecer.

Intervieram ainda o Superior Geral da Sociedade Missionária, P. Adelino Ascenso na dupla dimensão: de homenageado pelas bodas de prata sacerdotais e como superior Geral da Sociedade que nessa qualidade deu as boas vindas ao Arcebispo de Luanda, D. Filomeno Vieira Dias. Na sua intervenção, D. Filomeno referiu-se à acção marcante dos Missionários da Boa Nova na sua vida pessoal, enquanto seus formadores no tempo de seminário e de colaboradores na atividade pastoral a que preside. Evocou pessoas, circunstâncias e iniciativas que ficam gravadas na memória daquela Igreja irmã, algumas com as marcas do sangue de alguns dos seus membros.

Na saudação a Nossa Senhora na capelinha das aparições toda a Família Boa Nova se reviu no seu compromisso missionário enquanto “família carismática” Boa Nova. Já a Eucaristia na Santíssima Trindade, presidida pelo Superior Geral da Sociedade, foi a grande celebração em que fomos convidados pelo presidente da assembleia a fazer da nossa vida uma entrega a Deus e ao Seu Reino na oração e no silêncio à maneira de Maria.

O terço e a procissão internacional em que nos enquadrámos finalizou o dia.

Como de costume, a manhã do dia 18 iniciou bem cedo coma via sacra aos Valinhos. É sempre uma momento muito sentido e participado, mesmo no silêncio. É talvez um dos momentos mais sentidos na nossa peregrinação anual. Este grande encontro terminou com a recitação do terço à nossa responsabilidade, seguido da eucaristia no altar do recinto presidida por D. Filomeno que, a partir da Palavra de Deus, nos convidou a todos,  cada qual na sua condição ou estado de vida, a colaborar  na obra evangelizadora em sintonia com a Sociedade Missionária a quem foi confiada essa Missão. No adeus à Virgem ficou a promessa de nos reunirmos de novo em 2024.

 

LEVANTA-TE PARA A MISSÃO

56ª PEREGRINAÇÃO MISSIONÁRIA A FÁTIMA