1. A Revista BOA NOVA – Atualidade missionária, é uma publicação periódica, mensal, ilustrada, fundada em agosto de 1924 com o nome de O MISSIONÁRIO CATÓLICO, pertencente à Sociedade Portuguesa das Missões Católicas Ultramarinas ou Sociedade Missionária da Boa Nova.

2. Está particularmente atenta à vida da Igreja e à dos Países Lusófonos. Com significativa implantação entre os emigrantes portugueses, procura manter neles a Fé em que nasceram e cimenta-os nos caminhos da esperança, fomentando a cultura da língua portuguesa entre os próprios emigrantes e os residentes onde vivem e trabalham.

3. É uma revista predominantemente informativa e ecuménica, aberta ao contributo de todas as religiões, culturas e atividades, no País e no mundo, para o bem dos povos; por isso, é uma revista de informação geral, o que a torna um veículo de informação de âmbito regional, nacional e internacional, especialmente no mundo da lusofonia, não apenas pelo seu conteúdo mas também pelos seus leitores e assinantes. O seu objetivo é alertar para a situação dos mais pobres e desfavorecidos, vivam onde viverem, provocando nos seus assinantes e leitores iniciativas de promoção em prol do desenvolvimento integral da pessoa humana e da solidariedade para com os marginalizados e excluídos.

4. O seu leque de informação, embora relevando os aspetos da evangelização/promoção, é variadíssimo e, por isso, acentua um timbre notório de informação geral já que o seu conteúdo vai desde o desporto, cinema, história, geografia até à reportagem da vida e da luta pela dignidade humana levada a cabo pelos homens e mulheres de boa vontade que, num voluntariado generoso, consagram as suas vidas ao anúncio de Jesus Cristo, dando, assim, vez e voz a quem as não tem.

5. Como Revista missionária, não tem qualquer fim lucrativo, nem se enquadra na política comercial de uma empresa jornalística. É uma publicação de cariz solidário que, no respeito absoluto pelos princípios deontológicos do jornalismo e da ética profissional, veicula as notícias que promovem a dignidade da pessoa humana ou provocam a repulsa pela sua aviltação. Compromete-se a não abusar da boa-fé dos leitores, encobrindo ou deturpando a informação.

6. Como publicação de inspiração cristã, aborda todos os temas da pessoa e da atividade humanas na perspetiva da Boa Nova de Jesus Cristo, num esforço de abertura permanente ao Espírito e aos sinais dos tempos, livre de qualquer peia de ideologias partidárias ou forças económicas e políticas.

7. BOA NOVA – Atualidade Missionária orgulha-se de ser, em Portugal, a pioneira da imprensa missionária, tendo formado na solidariedade e na partilha muitos homens e mulheres com responsabilidades na vida pública.

8. BOA NOVA – Atualidade Missionária quer ser o que sempre tem sido desde 1924: uma presença incómoda e oportuna a dizer a todos que comam um pão que lhes pertença, multiplicando-o, também, em mil gestos de partilha solidária. •