IDE: Família dos Missionários da Boa Nova a Crescer

(Macário Afonso Carlos, novo membro da SMBN) – O crescimento de uma família é sempre motivo de alegria. No passado dia 1 de dezembro, a Família Boa Nova cresceu, com três novos membros que fizeram o seu primeiro Juramento Missionário: Delírio Mandlhate, diocese de Xai-Xai (Moçambique), e Macário Afonso Carlos e Justino dos Santos, ambos da diocese do Sumbe (Angola). Em janeiro, apresentamos o Macário, nos próximos meses, apresentaremos o Delírio e o Justino. Se sentes paixão pela missão de Jesus Cristo, podes juntar-te a nós: boanovajovem@gmail.com

Foto de família com os três novos membros da SMBN, no final da missa, no dia 1 de dezembro. Ao centro, o Pe. Luís Castro, Vigário-Geral da SMBN, que presidiu à celebração, com o Justino, o Delírio e o Macário (da esquerda para a direita) e vários padres e seminaristas da Boa Nova. Foto: Boa Nova

Caros Missionários da Boa Nova, amigos e benfeitores! Terminado o Ano de Formação Espiritual e Missionária (AFEM), ocorrido em Cernache do Bonjardim, excelente tempo da Graça do Senhor, que me proporcionou momentos fortes de silêncio, oração, estudo, convivência fraterna e discernimento, consagrei-me à atividade missionária na Sociedade Missionária da Boa Nova (SMBN). Desde já, agradeço a todos os que me têm auxiliado neste caminho vocacional até ao presente momento.

Os três novos membros da SMBN, Justino dos Santos, Delírio Mandlhate e Macário Afonso, junto à Padroeira da Sociedade Missionária, Nossa Senhora da Conceição. Foto: Rui Ferreira

Sou de família católica, orante, unida, humilde e ligada à agricultura. Nasci aos 10 de março de 1996, no Ebo, Cuanza Sul / Angola, diocese do Sumbe. Sou o terceiro dos dez filhos de Matias Carlos e Emília Afonso, batizado aos 29 de dezembro de 2012; neste mesmo dia recebi a primeira comunhão; e fui crismado no dia 13 de julho de 2014. 

Quanto ao meu percurso académico e vocacional, partilho o seguinte: de 2006 a 2011 frequentei o ensino primário no município do Amboim (Assango); de 2012 a 2014 frequentei o primeiro ciclo no município do Ebo (Condé); de 2015 a 2017 conclui o ensino médio no município do Ebo (Condé). Fazer parte do coral foi, desde a tenra idade, minha paixão, mas foi exatamente no grupo dos acólitos, onde entrei em 2014, que despertou em mim o desejo de ser missionário. Assim, em 2017, conheci o então seminarista da Boa Nova, chamado Florindo, que me incentivou a entrar no Seminário da Boa Nova. Em 2019, ingressei no Seminário de São Francisco Xavier, para o curso de Filosofia, em Viana – Luanda. Em 2020, por conta da COVID 19, tivemos de fazer uma pausa nos estudos; retomámos em 2021 e concluí o curso de filosofia em 2023. Certamente não se tratava do fim, mas da ponte para o Ano de Formação Espiritual e Missionária ocorrido em 2024, no Seminário das Missões, em Cernache do Bonjardim, Portugal. 

Como qualquer percurso, o meu também teve momentos de glória e de dificuldades, mas, com a Graça de Deus e com o auxílio dos meus formadores, concretamente dos padres Eduardo Daniel (reitor), Alfredo Tumbo (formador), Pedro Chey (formador), José António, Aníbal Morgado e Sebastião Kusseta (diretores espirituais), dos padres Isidro Albino José (diretor do AFEM) e Paulo Jorge (diretor espiritual do AFEM), foi possível dar mais um passo significativo na minha entrega a Deus e aos irmãos como Missionário da Boa Nova. A minha gratidão também se estende ao padre Luís Figueiredo (reitor do Seminário de Cernache do Bonjardim) e ao padre Jerónimo Nunes (nosso dileto pregador). 

Sob a proteção de Nossa Senhora da Conceição e de São Francisco Xavier, espero receber de Deus as graças necessárias para continuar o meu percurso formativo.