(Diana Salgado, Leigos Boa Nova) – Ser cristão é ser missionário! É viver a Alegria do Evangelho que nos impele a sairmos de nós mesmos. A vocação missionária está enraizada no Batismo, sendo comum a todos os cristãos. Esta vocação/missão levou muitos leigos e leigas a partir para anunciar a Boa Nova. É o caso dos Leigos Boa Nova.

«Não estamos no mundo apenas para existir, não estamos só de passagem, a cada um de nós foi dada a capacidade de fazer algo de maravilhoso», disse Madre Teresa de Calcutá.
O meu nome é Diana Salgado e sou responsável pelos Leigos Boa Nova, um grupo de voluntários pertencente à Família Boa Nova. No dia 31 de outubro de 2023 parti novamente para Moçambique, onde permaneci durante 20 dias, dias que tirei de férias do trabalho. Neste período, tive a oportunidade de estar em todos os campos de missão onde os Missionários da Boa Nova estão presentes, neste país.
Em África, o tempo tem outro tempo. A vida quotidiana faz-nos questionar as desigualdades, as incertezas, os desafios e a resignação. Cada novo dia aprendemos sempre algo da cultura, como os ritos de iniciação, a forma de estar, ou mesmo de vestir. Como dizia alguém, aonde fores, ‘incultura-te’… A riqueza de viver o tempo, cada hora, como se fosse um dia. A capacidade das pessoas viverem com tão pouco e, mesmo assim, darem graças pelo que vão tendo.
A nossa missão é apoiar, ajudar na organização, sobretudo na área da saúde, educação, habitação e desenvolvimento social, humano e espiritual. Recordei que cada um de nós pode e deve fazer a diferença na vida das pessoas. O desafio é deixarmos o conforto do nosso canto e fazer a experiência da partilha. Vamos uma pessoa e voltamos outra.


